20/01/2015

COMEÇO DE ANO: INSTRUMENTO NA MÃO ESQUERDA, ARCO NA MÃO DIREITA...

Há um tempo eu vi esse vídeo publicado pelo Violin Channel, e achei muito interessante. A cellista e especialista em medicina para músicos Janet Horvath fala das suas 5 regras de estudo em geral, e acho que as dicas dela servem - e muito! - para voltar ao batente, depois das merecidas férias, fazer a volta à rotina de um jeito saudável. 

Segue o texto traduzido do video, com comentários da tradutora ;)


"Olá, Violin Channel, aqui é Janet Horvath do meu estúdio em Saint Paul, Minnesota. Eu sou cellista profissional faz muitas décadas, e também sou autora de Playing Less Hurt - um guia de prevenção de lesões para músicos.

Hoje, eu gostaria de passar algumas dicas de prevenção de lesões. Especialistas concordam que se vocês ficarem atentos pelo menos ao que eu chamo de Minhas 5 Regras de Estudo, estarão num bom ponto para evitar se machucar.

A primeira e mais importante coisa é aquecer. O que eu quero dizer com “aquecer”? A maioria de nós pensa que se estudarmos arpejos ou escalas rápidas, ou exercícios de construção de técnica, como Dounis no violino, ou Cossman no cello, ou staccato triplo no trompete, nós estamos “aquecendo", e isso é um termo impróprio. O que quero dizer é: aqueça longe do instrumento. Suba e desça umas escadas, corra sem sair do lugar, dê uns pulos, faça o sangue circular. Aí, no instrumento, aqueça os grandes grupos musculares primeiro. Isso significa: não tão agudo, não tão devagar, não tão rápido e não tão grave. Bem no centro do alcance do seu instrumento, e comece devagar, aquecendo por uns 15/20 minutos. 
Sobre aquecer longe do instrumento eu também sugiro alongar os músculos, não só as partes que vão estudar, mas o corpo todo, afinal de contas, tocar é, antes de mais nada, uma atividade física, e nenhum atleta se exercita sem alongar. Alongue sobretudo costas e pescoço, sem forçar a barra. 
Sobre aquecimento musical, leia isso aqui.

A segunda regra de estudo é fazer pausas. Médicos agora concordam que com uma pausa de 10 minutos por hora de estudo, você consegue seguir por um bom tempo, seus músculos conseguem se recuperar. Muito frequentemente eu vejo pessoas do outro lado do palco e eles estudam e descansam um tiquinho, tocam e param, tocam e param. Basicamente nunca desenrolando os braços, deixando-os pendurados. Então, se você pegar 1 ou 2 compassos, quando tiver um momento, para deixar seus braços caídos, isso vai te ajudar a fazer essas mini pausas também. Ponha um despertador se necessário: você está apaixonado por essa sonata do Brahms que você está tocando - ou sinfonia - e precisa ser lembrado de fazer pausas, faça isso, pra ter certeza de que você não vai se machucar. Também não fique atolado em uma passagem, você usa músculos diferentes se você muda seu repertório, isso é uma coisa realmente importante. 
As pausas também são importantes para o cérebro e a concentração. Se a gente segue por muito tempo sem parar, a concentração começa a decair e sem perceber adquirimos maus hábitos, tanto físicos quanto musicais, e é muuuuuito mais difícil mudar um hábito que começar um novo.

A terceira dica de estudo é variar o seu repertório, como eu acabei de dizer. Assegure-se de não permanecer em Strauss por 2 horas, vá de Mozart a Strauss a Sibelius a algo devagar e fácil, desse modo você não fica em cima dos mesmos músculos por toda a sessão de estudo. 
Leia isto, mudou minha vida.

A quarta dica de estudo é aumentar a carga de estudo gradualmente. Isso é muito importante, quase tão importante quanto aquecer. E muito frequentemente o que eu encontro são pessoas que estudam uma hora às vezes, aí um teste ou grande apresentação está chegando e vão estudar 4 horas por dia todo dia. E isso é receita pra desastre. Se você sabe que tem algo chegando, comece com uma quantidade menor de estudo, e gradualmente aumente com o tempo, pro seu corpo ir se acostumando a fazer isso. Depois de férias também, ou depois de lesão. Aí você começa com 10 minutos por vez, porque nós esquecemos o quão fisicamente exigente é, na verdade, tocar nossos instrumentos. 
E acrescento que não apenas é importante começar com porções menores de estudo, mas também com uma grande dose de atenção na quantidade de esforço e tensão que o corpo está fazendo pra retomar a atividade, para poder reduzir - se for o caso - antes de virar um hábito que causa dores.

E a última regra de estudo é: reduza a intensidade de estudo antes de um teste ou apresentação. Acredite ou não, você aprende o mesmo só com sua cabeça, no seu cérebro (veja como aqui). Você pode estudar a partitura, dentro da cabeça se dar reforços positivos; mas não fique exaurido, não estude e estude e estude até o minuto que você pisa no palco, porque aí você está muito esgotado pra tocar. Os atletas fazem isso. Pensa bem: não adianta nada chegar na "hora do vamo vê" com músculos que não aguentam fazer o que você quer.

Então, minhas 5 regras de estudo. Lembre-se delas, e eu espero que você nunca tenha uma lesão. Cuidem-se."

JANET HORVATH

Foto do site http://playinglesshurt.com



Quem é ela?

Janet Horvath é canadense e foi concertino de violoncelos da Orquestra de Minnesota desde 1980 e tem mais de 20 anos de experiência na pesquisa, ensino e palestras no campo da medicina das artes. É a autora do aclamado livro ''Playing Less Hurt: An Injury Prevention Guide for Musicians” (Tocando Menos Machucado: Um Guia de Prevenção de Lesões para Músicos).
Site dela: http://playinglesshurt.com




Este video foi publicado em novembro de 2013 e é do Violin Channel, vale a pena ver as coisas deles (não só violinistas, é pra cordas em geral!), olha só:

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Tradução e comentários por Helena Piccazio.


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