12/02/2015

O TESTE É AMANHÃ!

ou COMO NÃO ENLOUQUECER NA NOITE ANTERIOR A UM TESTE

por Dr. Noa Kageyama, publicado originalmente no blog do site The Bulletproof Musician
HOW TO AVOID PSYCHING YOURSELF OUT THE NIGHT BEFORE AN AUDITION

É a noite anterior a um teste importante, e André já está sentindo os nervos. Ele tenta dizer a si mesmo que está pronto, mas só consegue pensar na sua última audição, e como ele se ferrou espetacularmente depois de cometer um erro na peça mais fácil da sua lista. Enquanto ele tenta dormir, tudo o que vê é uma imagem de si mesmo tão nervoso que em vez de um forte ataque assertivo em sua primeira nota, ele produz um ganido horripilante.

A maioria de nós já teve a experiência de ver o pior cenário possível passando pela mente em um momento ou outro. Eles são desagradáveis, mas além nos fazer sentir um pouco ansiosos (e manter-nos acordados à noite), eles não são assim uma grande coisa, certo?

Bem, vamos olhar mais de perto...

Como você acha que André vai se sair na audição? Bem, ele provavelmente vai acordar nervoso depois de uma noite de sono irregular e ter um mau pressentimento sobre o dia desde seu início. Ele vai para a audição, entra no palco, e a única coisa que está na sua cabeça é o pensamento: "Não estrague a primeira nota". Isso vai deixá-lo com os nervos à flor da pele, ele vai se tensionar todo e, provavelmente, tocar uma primeira nota insatisfatória, o que poderia muito bem levar a um desempenho medíocre, na melhor das hipóteses.

Soa familiar?

O QUE VOCÊ VÊ É O QUE VOCÊ LEVA

Você se lembra de como o estudo mental vívido, sistemático e positivo pode levar a um aumento mensurável na qualidade do seu desempenho? Acontece que o oposto também é verdadeiro - imagens vivas, recorrentes e negativas podem levar a um aumento mensurável na porcaria da sua performance. É isso mesmo - só imaginar que você está errando pode te fazer tocar pior!

Se você parar pra pensar, por que isso deveria ser uma surpresa? Se praticar os padrões motores corretos em nossa cabeça nos ajuda a reproduzi-los de forma mais consistente, não faz o mesmo sentido que a prática dos padrões errados na mente nos torna mais propensos a reproduzi-los mais consistentemente também? Claro que sim!

E não, não estou só inventando coisas. Este fenômeno é particularmente bem ilustrado por vários estudos sobre o desempenho no golfe, onde os participantes que se imaginaram realizando tacadas ruins viram o seu golfe real ter um declínio na precisão.

MAS, PERA! FICA PIOR

Não só temos de evitar essas imagens negativas na nossa cabeça, mas não conseguimos fazer isso tentando suprimi-las. Por quê? Porque isso só vai aumentar as chances delas pipocarem na sua cabeça.

Ei, tente esta pequena demonstração.

Nos próximos 30 segundos, não importa o que aconteça, NÃO pense num urso polar verde. Pronto? Vai!

Ok. Quanto tempo passou antes do urso polar verde surgir na sua cabeça?

Viu o que eu quero dizer?

Portanto, certifique-se de dizer a si mesmo (ou aos seus alunos) o que você quer - não o que você não quer. Por exemplo, evite dizer coisas como "Não erre a nota aguda" ou "Tenha cuidado para não correr". Tudo o que isso faz é te fazer pensar exatamente no que você quer evitar, e a torna muito mais provável de ocorrer.

EM LINHAS GERAIS

Você vai ver imagens em sua cabeça não importa o que aconteça, então talvez você queira transforma-las em imagens do que você quer. Basta perguntar a si mesmo - “Esta imagem mental vai me ajudar a ser mais bem sucedido?" Se a resposta for não, redirecione seu foco imediatamente para algo que vai ajudá-lo a ter mais sucesso.

Porque as imagens negativas são mais naturais (devido talvez ao nosso instinto de sobrevivência e sintonia natural para as ameaças ambientais ao nosso bem-estar físico e emocional), você deve trabalhar para cultivar a habilidade de dirigir o seu foco para o que você quer, sob comando. Pense neste tipo de foco como uma lanterna. Você pode apontar a lanterna para trás, para o lado, ou na frente lá longe, só que mais cedo ou mais tarde vai tropeçar em alguma coisa se não apontar para o caminho bem na sua frente.

Quanto mais bem condicionada a sua habilidade de se concentrar nas imagens positivas do que você quer, menos perturbadoras estas imagens inevitáveis serão, e mais controle você terá sobre sua mente nos momentos críticos em uma apresentação ou audição.

RESUMO DE UMA FRASE

Aprenda a manter a sua lanterna mental brilhando sobre o que você quer e, pode até soar engraçado, você vai ver que o consegue com mais freqüência do que não.

______________________

Dr. Noa Kageyama é um violinista que resolveu partir para a área da Psicologia da Performance e hoje integra o corpo docente da Juilliard School e New World Symphony em Miami, além de ser convidado das principais instituições de ensino de música nos EUA, ensinando músicos como tocar o seu melhor sob pressão através de aulas ao vivo, treinos e um curso on-line.

Tradução autorizada, por Helena Piccazio.

Sem comentários:

Enviar um comentário