14/12/2018

POR QUE 3:59.4 É UM NÚMERO TÃO SIGNIFICATIVO?

por Noa Kageyama, publicado originalmente no site The Bulletproof Musician

Você já se perguntou do que é capaz? Qual é o limite máximo do seu potencial? Quão talentoso você pode realmente ser?

Buzz Lightyear, personagem dos filmes Toy Story, cujo lema é "Ao infinito e além." 

É assim que se descobre.

Seja honesto consigo mesmo e pense em sua carreira daqui 5 a 10 anos. Realisticamente falando, o que você vê? Não a carreira ideal que existe em momentos raros de desejo, mas a carreira que você espera realisticamente.

Tire um tempinho para anotar algumas das imagens que sua mente gerou do seu Eu futuro. Conseguiu? Estas imagens que você acabou de criar do seu eu futuro são (pelo menos no momento presente) o limite máximo aproximado daquilo de que você será capaz.

Ma...? Isso foi só um retrato imaginário na minha cabeça, quem diz que é o meu limite?

Deixe-me explicar. O que você acabou de fazer foi esclarecer quais são suas crenças sobre o mais provável que seja possível para você no futuro. E para melhor ou pior, o que acreditamos ser possível para nós estabelece o limite do que é possível para nós.

Lembra como eu disse que a chave para o sucesso é a persistência? Bem, quão persistente você vai ser se não acreditar que algo é possível? Quantos contratempos antes de resolver desistir?

Nossa vida é um reflexo de todas as escolhas que fazemos

Alguém me disse uma vez que não podemos escolher aquilo que não acreditamos poder ter. Em outras palavras, você não vai insistir em continuar tentando, se, no fim das contas, não acreditar que existe a possibilidade de alcançar seus objetivos. De fato, por que alguém continuaria a tentar algo se acreditasse que vai falhar de qualquer jeito? Você se lembra de como o personagem Lóide, de Jim Carrey, era incansavelmente otimista no filme Debi & Lóide? Como suas crenças não eram abaladas por nada, não importa o quê? Podemos rir, mas é o mesmo riso de desprezo que muitas pessoas de sucesso tiveram que suportar em sua escalada a alturas improváveis.

Então, o que diabos é 3: 59.4?

Em 1954, muitos acreditavam (incluindo um bom número de atletas, treinadores e médicos) que correr uma milha (1,6km) em menos de 4 minutos era humanamente impossível. Pensou-se que o esforço sobre o corpo excederia sua capacidade. Disseram até que alguém poderia morrer logo depois de terminar.

Roger Bannister, foto de Norman Potter
(Vale a pena ler a história dessa 
quebra de recorde, viu?)
No entanto, nem todos acreditavam nisso. Um indivíduo em particular acreditava que se poderia correr a milha em menos de 4 minutos. Além disso, acreditava que ele mesmo poderia fazer isso. Esse indivíduo era um britânico estudante de medicina de 25 anos chamado Roger Bannister.

Por dois anos, Bannister chegou a segundos da marca de 4 minutos, mas nunca alcançou seu objetivo. Então, em 6 de maio de 1954, ele fez história correndo a milha em 3 minutos e 59,4 segundos.

Adivinhe o que aconteceu quando todo mundo viu o que ele tinha feito e começou a pensar: "Puxa, se aquele cara fez isso, por que eu não poderia fazer?"

Ã-hã, nos três anos seguintes, 16 corredores diferentes correram a milha em menos de 4 minutos.

O seu Eu futuro é inspirador o suficiente?

Vamos voltar à imagem que você criou do seu Eu futuro. É provavelmente um futuro imaginário bem decente, mas é inspirador? Isso faz com que uma sacudida de eletricidade passe por você, ponha um sorriso no seu rosto, e pule um passo só de pensar nisso? Uma das chaves para o sucesso em alcançar metas é ter um objetivo inspirador o suficiente para te manter motivado quando encontrar os obstáculos inevitáveis ​​na estrada.

Mas eu não quero ter minhas esperanças lá em cima e ficar desapontado se não conseguir chegar lá.

Justo, mas saiba que se você cair nessa armadilha comum, tudo o que você está fazendo é substituir possíveis decepções no presente por prováveis arrependimentos depois. Quando perguntados sobre o que gostariam de ter feito diferente em suas vidas, 4 em cada 5 pessoas não lamentam o que fizeram, mas o que não conseguiram fazer. Em outras palavras, quando olhar para trás na sua vida, você não vai se arrepender daqueles momentos em que teve a coragem de tentar e no fim não conseguiu. Em vez disso, você se arrependerá daqueles momentos em que você tomou o caminho mais fácil, permitindo que o medo tirasse o melhor de você.

Você não sabe o suficiente para ser um pessimista

Tenha em mente que você não sabe o que é possível para você. Ninguém sabe o limite superior do seu potencial. Pesquisas sugerem que o talento é superestimado e nossa experiência confirma isso. Olhe ao redor e você verá que as pessoas mais bem sucedidas e realizadas do mundo não são necessariamente as mais “talentosas” ou para quem as coisas parecem vir facilmente. Ao invés disso, elas estão entre as pessoas mais trabalhadoras, persistentes, apaixonadas e autoconfiantes que você jamais conhecerá.

Quer aumentar o limite máximo do seu potencial? Basta mudar suas crenças sobre o que é possível para você.

Cirurgia plástica da mente

Como?

Bem, nossas crenças são essencialmente um reflexo das crenças daqueles que nos rodeiam, das crenças de respeitadas figuras de autoridade em nossa vida e das coisas que dizemos a nós mesmos.

Por mais que às vezes a gente queira, não podemos mudar as crenças de outras pessoas e impedir que elas falem o que pensam. No entanto, podemos mudar as imagens e filmes que vemos em nossa mente. É hora de revisar a foto que você criou do seu Eu futuro.

Algumas noites quando vou para a cama, digo a mim mesmo, talvez umas 150 vezes: “Eu rebato firme a bola. Eu rebato firme a bola. Eu rebato firme a bola. O que eu faço da vida? Eu rebato firme a bola.” Eu vejo o resultado desde o olho da minha mente. Eu me vejo da perspectiva dos fãs. Do ponto de vista do gerente no abrigo. Eu me vejo no campo de diferentes ângulos.

Eu não quero soar convencido, mas no início da temporada de 1996, eu visualizei ganhar o prêmio de Jogador Mais Valioso da Liga Americana e segurar ele acima da minha cabeça. Eu me vi ganhando o título de rebatedores e segurando esse troféu também. Eu visualizei uma média de 380 rebatidas. Em minha mente, eu podia ver o número, brilhando e piscando… .380… .380… .380.

-Alex Rodriguez, escolhido 14 vezes para o Major League Baseball All-Star, ganhador de 3 prêmios MVP (Jogador Mais Valioso da Liga Americana), 10 prêmios Silver Slugger Awards e 2 prêmios Gold Glove Awards.

Não consegue se ver como chefe de naipe na Filarmônica de Nova York? Bem, comece onde você consegue se ver. Talvez você seja o chefe de naipe de uma orquestra regional. Então talvez você mude para fila em uma orquestra maior de uma área mais metropolitana. Adicione algumas pitadas de experiência, uma ou duas pitadas de sorte e agora você se vê sendo o membro mais novo da Nova York. A partir daqui, pode não ser tão difícil imaginar-se um dia assumindo um papel de chefe de naipe.

É mesmo tão louco?

Progressivamente, empurre sua imaginação para versões ligeiramente superiores ou maiores de si mesmo, até que a voz dentro de sua cabeça comece a dizer “Bem, por que não? Coisas mais loucas aconteceram, eu não sei com certeza se isso é impossível, talvez isso possa acontecer algum dia. ”

Não se preocupe em convencer a parte teimosa do seu cérebro de que seu sonho vai absolutamente, positivamente, acontecer. No começo, apenas reconheça que talvez, apenas talvez, seu sonho seja possível.

O resumo de uma frase

“Quer você ache que pode, ou que não pode, você geralmente tem razão.” ~ Henry Ford

______________________________

Dr. Noa Kageyama é um violinista que resolveu partir para a área da Psicologia da Performance e hoje integra o corpo docente da Juilliard School e New World Symphony em Miami, além de ser convidado das principais instituições de ensino de música nos EUA, ensinando músicos como tocar o seu melhor sob pressão através de aulas ao vivo, treinos e um curso on-line.

Tradução autorizada, por Helena Piccazio.

1 comentário:

  1. Parabéns !!! Acabei de descobrir o Blog já vi que tem muita coisa legal, vou ler Tuuuudo (rs)

    ResponderEliminar