RESUMO
PICCAZIO ORNELAS, H. Projeto Tchaikovsky: diários de um processo de transformação. 2021. 302 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
Esta dissertação autoetnográfica documenta e analisa o Projeto Tchaikovsky, experiência prática que consistiu em reestudar o Concerto para Violino de P. I. Tchaikovsky. O objetivo do Projeto foi transformar a relação de tensão excessiva que havia sido criada cerca de uma década antes entre o corpo da pesquisadora e o Concerto, observando-se a efetividade do viés de estudo escolhido, pautado por métodos de educação somática e prática deliberada. Diários de estudo publicados no blog Papo de Violinista documentaram toda a experiência prática e ao fim do processo realizou-se uma gravação videográfica do referido concerto. A dissertação fornece um vasto elenco de ferramentas e estratégias de estudo, relatando sua eficácia. A análise dos relatos evidenciou entrelaçamentos de fatores que transbordam o objetivo inicial, demonstrando como relações intrínsecas entre diversos aspectos do ser e do cotidiano afetaram e foram afetados pela realização do Projeto Tchaikovsky e desvelando mecanismos que regem comportamentos dentro e fora do estudo do violino.
Palavras-chave: Diários de estudo. Autoetnografia. Prática deliberada. Performance Musical. Prática Instrumental. Violino. Concerto para Violino de P. I. Tchaikovsky.
ABSTRACT
PICCAZIO ORNELAS, H. Tchaikovsky Project: Diaries of a Transformation Process. 2021. 302 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
This autoethnographic dissertation documents and analyzes the Tchaikovsky Project, a practical experience that consisted of re-studying P. I. Tchaikovsky’s Violin Concerto. The goal of the Project was to transform the relationship of excessive tension that had been created between the researcher’s body and the Concerto about a decade earlier, observing the effectiveness of the chosen practice bias, guided by somatic education methods and deliberate practice. All the practical experience was documented in form of practice diaries and posted on Papo de Violinista blog under the name ‘Tchaik Project’. A video recording of the Concerto was made at the end of the process. The dissertation provides a wide range of practice tools and strategies, reporting their effectiveness. The analysis of the reports evidenced an interweaving of factors that goes beyond the initial goal, demonstrating how intrinsic relationships between various aspects of a human being and of daily life affected and were affected by the Tchaikovsky Project, and unveiling mechanisms that govern behaviors inside and outside the study of the violin.
Keywords: Practice Diaries. Autoethnography. Deliberate Practice. Musical Performance. Instrumental Practice. Violin. Tchaikovsky’s Violin Concerto.
Sem comentários:
Enviar um comentário