20/10/2015

NOVE FONTES DE FRUSTRAÇÃO NA SALA DE ESTUDO

por Dr. Noa Kageyama, publicado originalmente no blog do site The Bulletproof Musician

Foto extraída daqui
Alguma vez você já terminou o estudo e saiu da sala se perguntando se não acabou de desperdiçar algumas horas da sua vida? Sentindo que você aplicou o tempo, mas não tem certeza se (quando muito) tem algo para mostrar?

Um dos fatores primários que podem ditar a eficiência e eficácia das sessões de estudo é a concentração (ou a falta dela).


Lembre-se deste artigo, que diz que a chave para a maestria é o estudo deliberado. E o ingrediente chave no estudo deliberado é a capacidade de pensar com clareza e propósito. Repetição mecânica é fácil - já o estudo deliberado e o verdadeiro aprendizado, por sua vez, exigem grande concentração e foco.


Infelizmente, a maioria de nós não consegue simplesmente ligar ou desligar a concentração quando bem entende. Todos nós já tivemos momentos em que queríamos ou precisávamos muito nos concentrar, mas simplesmente não conseguíamos, certo?

Mesmo isso sendo frustrante e irritante, poucos de nós param para pensar com mais cuidado sobre por que não fomos capazes de nos concentrar. Afinal, se você não consegue se concentrar, normalmente há uma boa razão.

PORQUE  POR QUE NÃO CONSIGO ME CONCENTRAR IMPORTA

Se você consegue identificar o problema, você consegue identificar e implementar uma solução que vai te ajudar a se focar, concentrar e facilitar para um estudo bem mais produtivo. O quanto você consegue estudar produtivamente também afeta o seu nível de motivação para continuar (por que estudar se não tem nenhum proveito nisso?) e a qualidade final do seu desempenho (se você simplesmente passa pelos movimentos mecânicos quando estuda, provavelmente está introduzindo e reforçando uma série de hábitos indesejáveis que vão ou saltar fora na hora da performance e te sabotar, ou exigir tempo extra de estudo do futuro para elimina-los).

ALGUM DESSES FATORES TE IMPEDE DE SE CONCENTRAR?

Aqui, sem uma ordem particular, estão 9 razões pelas quais você pode estar tendo dificuldades para se concentrar e ter sessões de estudo mais produtivas.

1. Distrações externas

Estudar nem sempre é a coisa mais emocionante do mundo para fazer. O seu entorno é propício para a concentração ou para a distração e diversão? Desligue o celular, organize o local, desligue o celular e faça da sua área de estudo um lugar onde seu cérebro não será tentado por estímulos irrelevantes. E desligue o celular.

2. Déficit de habilidade

Alguma vez você já aprendeu a se concentrar? Concentração é uma habilidade, assim como aprender a tocar seu instrumento.

A esse respeito, você já aprendeu como estudar? Ao contrário de atletas que muitas vezes treinam e praticam sob o olhar atento de um treinador, poucos músicos tiveram instruções específicas sobre como estudar.

3. Baixa tolerância à frustração

Como disse Robert Byrne: "Existem dois tipos de pessoas; aqueles que terminam o que começam, e aqueles que ... "

Entenda que o progresso e aprendizagem não são lineares. A conquista da maestria e excelência se parece mais com o desenho de uma escada, onde a maior parte do seu tempo é gasto em platôs. Enquanto você estiver estudando do jeito certo, será recompensado pelo progresso - mas saiba que a maestria requer paciência. O livro Mastery, de George Leonard, me ajudou tremendamente a este respeito e é uma leitura obrigatória para músicos (e, sinceramente, não-músicos também).

4. Nenhuma ordem ou plano claro

Quão claro é seu plano para a próxima sessão de estudo? O que você pretende ter realizado com sucesso ao sair da sala de estudo?

O seu plano é muito vago? ("Eu preciso tocar mais afinado")

É impossível? ("Eu não saio daqui até esta peça estar absolutamente perfeita")

5. Falta de energia

Concentração requer energia. Se você está cansado, você não será capaz de se concentrar totalmente.

Se você prestar atenção, vai ver que há certos períodos do dia em que está naturalmente mais alerta, atento e capaz de se concentrar. Não desperdice esses períodos em tarefas que não exigem a sua atenção total. Trate estas porções do dia como mais valiosas, e use-as para tarefas de prioridades mais altas. Por exemplo, se você sabe que tende a estar mais alerta das 10 da manhã ao meio-dia, e fica sonolento ou letárgico por volta das 13:30, faça o que puder para estudar às 10h, e às 13:30 ir cuidar de coisas do cotidiano ou que não exijam 100% da sua concentração.

Na verdade, se você está cansado demais para se concentrar e estudar de modo eficaz, não estude. Sim, você me ouviu, pare de estudar se não está sendo produtivo. Por quê? Estudo desleixado, descuidado, ausente e medíocre levará a resultados desleixados, descuidados e medíocres e só dá mais trabalho para si mesmo no futuro, quando você tenta apagar os maus hábitos que criou.

Esta regra por si só pode alterar o seu nível de produtividade e concentração no estudo. Imagine, por exemplo, que você tem permissão para estudar só 60 minutos por dia, em vez de suas regulares 4 horas por dia. Quão intensamente focado você seria durante essa uma hora - quão preciosamente você trataria cada minuto daquela hora, sabendo que isso é tudo que tem?

6. Mente acelerada

Você tem dificuldade para se concentrar em uma coisa por vez? Você fica pulando de uma coisa para outra, sem verdadeiramente consertar ou resolver um problema antes de passar para o próximo?

7. Distração

Você tem o hábito de se distrair, "viajar", e se tornar um zumbi desatento da sala de estudo? Passando pelos movimentos sem realmente ouvir a si mesmo e analisar o que está acontecendo, para que você possa repetir seus sucessos ou eliminar seus erros no futuro?

8. Falta de interesse

Você vai ter dificuldade para se concentrar se não estiver realmente interessado no que está fazendo. Pergunte-se por que você está estudando. E não, a resposta correta não é "eu estou estudando porque quero melhorar" ou "porque o meu professor vai saber se eu não estudar". Por que você está estudando esta peça? Como você quer que ela soe? Por que você quer que ela soe assim?

Muitas pessoas de sucesso falam sobre a necessidade de um objetivo claro, e um objetivo pelo qual, para citar Napoleon Hill, temos um "desejo ardente". Se temos objetivos medíocres, vamos colocar um esforço medíocre. Se, por outro lado, temos metas inspiradoras, estaremos mais propensos a dar o nosso melhor.

Pense na última vez em que você foi a um encontro para o qual não estava assim tão animado. Quanto esforço fez para se arrumar? Agora pense na última vez em que foi a um encontro para o qual você estava muuuito animado. Provavelmente você gastou muito mais tempo e esforço se arrumando, certo?

Não vai fazer mal lembrar por que você está estudando; isto caminha lado a lado com o item 4 acima (metas claras e plano).

9. Compromisso

Quão comprometido você é com seu ofício? Você está disposto a fazer o que for preciso para ser o melhor que pode ser? Vale a pena pra você?

Leia The Dip, de Seth Godin. Ele fala sobre como é importante ser o melhor, e como é importante saber quando devemos continuar nos matando de trabalhar, e quando devemos parar, desistir. Ele diz que a maioria de nós não desiste com frequência ou rapidez suficiente.

Uma vez eu fiz uma aula sobre negócios em música, onde o professor nos perguntou por que ele deveria tirar um tempo de sua agenda e pagar dinheiro para ver qualquer um de nós tocar. O que levamos ao palco que outra pessoa não leva? Por que somos tão especiais? Pelo que me lembro, a questão nos deixou perplexos - a maioria de nós realmente nunca tinha considerado uma resposta significativa a esta questão vital, embora alguns já tivessem carreiras florescendo.

Essencialmente, ele pediu o nosso próprio Unique Selling Proposition (Proposta Única de Venda). Este é um conceito de marketing empresarial, mas que é útil para os músicos também quando considerado mais cedo na formação - leia alguns exemplos de Unique Selling Proposition aqui.

ISSO É TUDO?

Existem mais fatores que impedem a concentração? Mais que possivelmente, sim. No entanto, estes são 9 para começar a considerar. A linha de fundo é, se você sai da sala de estudo com a sensação de que não ganhou muito do seu investimento de tempo e energia, há um motivo implícito. E este motivo não tem nada a ver com seu talento ou capacidade, provavelmente está mais estreitamente relacionado com seu nível de concentração, foco e clareza de objetivos - todos os quais estão sob seu controle.

Descubra o que está te segurando, implemente uma solução mirando este fator específico, e veja se o estudo não se torna mais eficiente e gratificante.



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Dr. Noa Kageyama é um violinista que resolveu partir para a área da Psicologia da Performance e hoje integra o corpo docente da Juilliard School e New World Symphony em Miami, além de ser convidado das principais instituições de ensino de música nos EUA, ensinando músicos como tocar o seu melhor sob pressão através de aulas ao vivo, treinos e um curso on-line.


Tradução autorizada, por Helena Piccazio.

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