18/03/2015

ESTICA ANTES - ESTICA DEPOIS

Também se poderia dizer aquecer e desaquecer, alongar antes e depois. Afinal, nossos músculos precisam de cuidados tanto no preparo para tocar sem causar lesão quanto pra relaxar direito depois.

Eu vi essa matéria da Strad sobre isso. Lá eles falam que músculos que não estão aquecidos se cansam mais rápido, aí forçamos o músculo a fazer o que precisamos, aumentando a tensão. Uma tarefa mais difícil dá bem mais trabalho pra um músculo que está tenso, e aí ele cansa mais, e o forçamos, e ele cansa, e o forçamos e ele cansa... acabando provavelmente numa lesão e muita dor.


A revista foi atrás da Janet Horvath, aquela cellista especializada em lesões de músicos. Lembra dela? Nas figuras abaixo (que eu tirei dessa matéria da Strad) a Janet compilou alguns exercícios para os dois momentos. São alguns, mas se o seu médico recomendou outros próprios para você, ótimo. É importante lembrar que, se você sente dores, não faça um auto-diagnóstico: procure um fisioterapeuta! Já existem profissionais que entendem da nossa atividade e que podem ajudar com conhecimento específico.


AQUECENDO OS MÚSCULOS

DESAQUECENDO OS MÚSCULOS
Esse tipo de rotina ajuda muito principalmente se você não larga o violino nunca, entre estudo, orquestra, grupo de câmara e sabe-se lá mais o quê, e acaba tocando mais de 6 horas por dia todo dia. Eu sei, já senti muita dor, e o alongamento me poupa muitos problemas e faz com que começar a estudar e tocar seja muito mais fácil.

Site da Janet Horvath: http://playinglesshurt.com
Site da Strad: http://www.thestrad.com
Matéria da Strad: http://www.thestrad.com/cpt-latests/warming-up-and-cooling-down-exercises-for-musicians/#prettyPhoto



Sem comentários:

Enviar um comentário