29/10/2017

MAIS JEITOS DE DEFINIR DE OBJETIVOS (QUE FUNCIONAM)

por Dr. Noa Kageyama, publicado originalmente no blog do site The Bulletproof Musician

A importância de definir de objetivos não pode ser minimizada. No entanto, pouquíssimos de nós realmente faz isso, muitas vezes porque não sabemos direito como.

Se você achou esses aqui úteis, aqui estão mais alguns princípios para uma definição de objetivos eficaz.

Escreva

Nosso cérebro é projetado para eficiência. Ele tenta não trabalhar a mais ou armazenar mais informações do que é necessário. Acho que isso tem um pouco a ver com o motivo da nossa tendência a ser bem esquecidos. Esquecemos de pagar um boleto, de mandar cartão de aniversário para a vó, e se a louça na máquina está suja ou limpa. Por que seria diferente com os nossos objetivos?

A vida é cheia de distrações. Escrever seus objetivos e colocá-los em algum lugar visível vai ajudá-lo a lembrar onde você está querendo chegar, e aumenta a probabilidade de tomar decisões melhores sobre o uso do seu tempo.

Ponha um prazo

A lei de Parkinson afirma que "o trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua conclusão”.

Se você tiver 6 meses para aprender um concerto, vai levar 6 meses para aprender. Se tiver apenas 2 meses para aprende-lo, você fará o que for preciso para apronta-lo em um mês.

Dê um jeito no seu foco, motivação e no nível de energia que põe em uma tarefa dando-se menos tempo. Tenha o dia todo para estudar, e você vai ficar enrolando, gastando energia à toa por estar menos focado no que realmente precisa fazer. Organize seu dia de modo a ter só 2 horas para estudar, e você vai se ver usando esse tempo de forma mais produtiva.

O guru da produtividade, Merlin Mann, sugere trabalhar em pequenas explosões de 10 minutos, seguido de uma pausa obrigatória de 2 minutos. É uma estratégia incomum, talvez, mas descobri que isso me obriga a ser muito claro sobre as tarefas específicas que eu quero de realizar (em vez de estudar ou trabalhar sem pensar) e sim, parece me ajudar a fazer mais em menos tempo. Leia mais sobre isto aqui.

Objetivos positivos X Objetivos negativos

Digamos que é inverno, e você está caminhando em uma calçada congelada. Qual é a primeira imagem que aparece na sua cabeça quando eu digo "Não escorregue no gelo!”. Deslizando e caindo, certo?

O que acontece se eu disser "Caminhe com cuidado!" Você se vê andando com cuidado?

Os objetivos positivos são declarações sobre o que você deseja (por exemplo, tocar mais afinado), enquanto os objetivos negativos são declarações sobre o que você não deseja (por exemplo, tocar menos desafinado). Tenha o hábito de indicar seus objetivos com declarações do que você deseja, ao invés de dizer o que você não quer.

Quer tocar com um tempo mais constante? Em vez de dizer "Não corre!", diga a si mesmo "toque com mais controle, mais constante, com um andamento mais deliberado", ou o que for preciso para concentrar sua mente no que você realmente quer.

Obtenha feedback

É importante para nós monitorar como estamos, e ver o progresso que fazemos para a realização do nosso objetivo final. Existe ainda um monte trabalho a ser feito? Você está quase lá? Apenas algumas coisas mais para ajustar, ou talvez algumas dúzias?

Obtenha comentários de professores, colegas e outras pessoas cujas opiniões você respeita. Grave-se regularmente e compare as gravações recentes com gravações antigas. Veja se o que você ouve na sua orelha corresponde ao que você ouve na gravação.

Obtenha apoio

A definição de objetivos não vai funcionar se pessoas importantes na sua vida não estiverem na mesma página que você. Por exemplo, se você está trabalhando arduamente para se manter focado nas metas do processo (o que são metas de processo?), mas as pessoas importantes na sua vida continuam a enfatizar as metas de resultados, tipo ganhar a audição, seus esforços de definição de metas vão se desfazer.

Compartilhe com amigos e familiares importantes na sua vida não só seus objetivos, mas também os princípios que você está seguindo, para que eles possam compreender como ser mais solidários.

O resumo de uma frase

"Na ausência de objetivos claramente definidos, nos tornamos estranhamente leais à realização de atos diários triviais". ~ Desconhecido

______________________________

Dr. Noa Kageyama é um violinista que resolveu partir para a área da Psicologia da Performance e hoje integra o corpo docente da Juilliard School e New World Symphony em Miami, além de ser convidado das principais instituições de ensino de música nos EUA, ensinando músicos como tocar o seu melhor sob pressão através de aulas ao vivo, treinos e um curso on-line.

Tradução autorizada, por Helena Piccazio.

Sem comentários:

Enviar um comentário