08/01/2017

O SEGREDO DAS PESSOAS MUITO BEM SUCEDIDAS

por Dr. Noa Kageyama, publicado originalmente no blog do site The Bulletproof Musician


Rapidinho, faça uma lista das pessoas mais bem-sucedidas e realizadas que você conhece. Sério, pare para pensar em 3 a 5 pessoas que você conhece pessoalmente que estão bem estabelecidas em suas carreiras.

Agora, faça uma lista das pessoas mais inteligentes e talentosas que você conhece.

As duas listas são idênticas? Eu aposto qualquer coisa que não são.

Estranho, né? O negócio é que muitos dos indivíduos mais bem sucedidos do mundo não são necessariamente os mais inteligentes ou os mais talentosos. Esta é uma boa notícia porque, afinal, não temos muito controle sobre a inteligência ou talento com o qual nascemos. Então, sobre o que temos controle?

Eu mencionei antes que uma das descobertas mais frequentes na literatura da psicologia do esporte é a conexão entre a autoconfiança e o sucesso. Ainda assim, a autoconfiança por si só não vai ganhar uma audição ou automaticamente te dar a carreira dos seus sonhos. Inevitavelmente, o sucesso requer que você faça algo. Para citar Guy Kawasaki: "você tem que sentar-se ao lado de um rio por muito tempo até que um pato assado venha voando à sua boca.”

Então se não é inteligência, não é talento, e é mais do que apenas auto-confiança, qual é o ingrediente secreto para realizar nossos grandes e suculentos objetivos?

Tenho que avisar, não é nada sexy ou complexo-de-dar-nó-na-cabeça.

Sua reação provavelmente será mais “ah… bom, é…”, do que “Oooh!" ou “Ah!".

Chega de suspense?

Ok. O ingrediente secreto é... persistência.

A aparente incapacidade de processar a palavra “Não"

Existem legiões de pessoas de sucesso que falharam não apenas uma ou duas vezes, mas repetidamente, antes de finalmente tornarem-se grandes.

Charles Schultz (A turma do Charlie Brown) teve todas as histórias em quadrinhos que ele apresentou para o anuário da escola rejeitadas pela comissão.

J.K. Rowling teve o primeiro manuscrito de Harry Potter rejeitado por 12 editoras.

“E o Vento Levou" foi rejeitado por 38 editores.

A lenda diz que Walt Disney foi recusado 302 vezes antes de finalmente obter financiamento para seu sonho de criar Walt Disney World.

Também foi dito que o fundador da rede de fast food KFC, Coronel Sanders, foi rejeitado 1009 vezes antes de encontrar alguém que topasse a sua receita de frango.

O que dizem os números?

O mundo das vendas é um ótimo lugar para estudar o valor da persistência. Já foi dito que 20% dos vendedores fazem 80% do dinheiro. Por que tão desigual? Os números exatos variam, mas a pesquisa sugere que você tem que fazer pelo menos 5 tentativas de vender algo antes que a maioria dos clientes vá em frente com a compra. Apesar disso, 44% dos vendedores desistem após o primeiro "não", 22% após o segundo "não", e 14% após o terceiro. Em outras palavras, 80% dos vendedores falham porque aceitam "não" como resposta prontamente.

Você pensaria que o QI estaria relacionado ao sucesso profissional, certo? Acredite ou não, estudos sugerem que a correlação média entre o QI e o desempenho no trabalho está entre 2 e 3 (numa escala onde 1 = praticamente nenhuma relação, e 9 = relação extremamente forte).

Como se tornar mais persistente

Mas como alguém se torna mais persistente? Aqui estão algumas ideias.

1. Aumente sua tolerância à frustração

Da próxima vez que você estiver pronto para desistir de algo, respire fundo e tente mais uma vez. O resultado não é importante. O que você está buscando é gradualmente alongar sua tolerância à frustração, e você faz isso forçando mais uma tentativa cada vez que você achar que não consegue mais. É o mesmo conceito de ir à academia e trabalhar músculo progressivamente aumentando o peso ou número de repetições.

2. Leia A Guerra da Arte, de Steven Pressfield

A Guerra da Arte é um dos meus livros favoritos, porque a mensagem realmente ecoou na minha experiência de ser músico. Pressfield fala sobre o que significa ser um profissional, e como persistir, apesar das inevitáveis pedras no caminho. Altamente recomendado.

3. Noite de cinema!

Precisa de um descanso? Assista A Família do Futuro, uma animação da Disney sobre um garotinho que aprende como é importante "seguir em frente" apesar das constantes falhas e contratempos.

Resumo de uma frase

"Caia 7 vezes, levante-se 8" ~ Provérbio japonês


______________________

Dr. Noa Kageyama é um violinista que resolveu partir para a área da Psicologia da Performance e hoje integra o corpo docente da Juilliard School e New World Symphony em Miami, além de ser convidado das principais instituições de ensino de música nos EUA, ensinando músicos como tocar o seu melhor sob pressão através de aulas ao vivo, treinos e um curso on-line.


Tradução autorizada, por Helena Piccazio.
SalvarSalvar

2 comentários:

  1. Nossa Helena eu não tenho palavras para te agradecer por trazer conteúdo de tanta qualidade.
    Conheci seu blog através do canal no YouTube violino didático.
    Parabens a você continue com este trabalho, lindo.
    Beijos!

    ResponderEliminar