QUEM SOU EU/ CONTATO


CONTATOS

Quer falar comigo? Perguntar? Sugerir? Avisar? Trocar figurinha? Um Papo? Nenhuma das anteriores?
Pode mandar mensagem na página do Papo de Violinista no Facebook ou no Instagram. Tem também os e-mails papodeviolinista@gmail.com ou helenapiccazio@gmail.com .


QUEM SOU EU


Oi, meu nome é Helena Piccazio e sou violinista. Minha história com o violino começou quando eu tinha 10 para 11 anos com a professora de violino Renata Jaffé. A casa que ela morava tinha cheiro de breu, eu adorava. Naquela época eu ainda achava que iria ser arquiteta e que violino "era só um hobby". Quando me dei conta estava na faculdade de música FAAM me fascinando com aquele monte de coisas que se aprendem lá, minhas aulas preferidas eram Análise e Contraponto, além de Violino, claro.

Durante a fase pós faculdade, tocando na Orquestra Experimental de Repertório, na OSUSP e na Orquestra de Santo André, juntei um dinheirinho e fui para Budapeste. Fiquei lá 5 meses fazendo aulas de violino com professores húngaros, Leila Rásonyi e Peter Somogyi. De Budapeste eu fui para a Espanha ensaiar, porque tinha sido aceita na The World Orchestra. Com essa orquestra participei da primeira turnê da minha vida: na China! Fizemos mais duas turnês nos anos seguintes, as duas pela Europa. Isso foi muito legal!

Em 2006 fui estudar nos Estados Unidos, um conservatório pequeno na Flórida onde fiquei 3 anos. Nesse período aconteceu uma das coisas mais incríveis: participei da Academia do Festival de Lucerna, na Suíça, com nada mais nada menos que Pierre Boulez. É uma academia orquestral só com música contemporânea. Para quem gosta dessa música, como eu, isso é o máximo!


Depois dos EUA fui para o norte da Itália, estudar em uma escola ainda menor que a da Flórida, numa cidade pequenininha chamada Pinerolo. Lá eu também morei 3 anos. Eu tinha 2 professores de violino: a Dora Schwarzberg e seu assistente Adrian Pinzaru. Eles são maravilhosos e muito importantes na minha vida. Na terra da ópera eu também tocava em uma orquestra de ópera, a Orchestra del Teatro Regio di Parma, e foi lá que comecei a gostar de verdade desse gênero, ao ver, ouvir e participar do jeito como eles tocam a própria música. Lindo!

Em 2012 voltei pra São Paulo e em 2014 entrei na Orquestra Sinfônica Municipal. Que delícia tocar nessa orquestra! Faço parte do naipe dos segundos violinos, os famosos Segundões da OSM, o naipe mais divertido da orquestra.

Desde então eu solei o Concerto para Violino e Orquestra de Percussão de Lou Harrison, gravei o CD Sobreluz com a Camerata Aberta, entrei no programa de Mestrado na ECA-USP e atualmente sou também professora de violino e música de câmara na EMESP, escola de música do Estado de São Paulo.

E o blog?

Quando estudava nos Estados Unidos eu descobri uma coisa sensacional: existe literatura sobre música clássica, sobre praticamente tudo que diz respeito à nossa atividade! Mas quase nada em português. Comecei a ler. Um mundo novo e gigante se abriu na minha frente: a música, o estudo, os testes, a técnica, tudo começou a fazer mais sentido e ser mais prazeroso também. E isso é só o começo, ainda tem muito para ler e descobrir.

Virei uma curiosa. Resolvi fazer o blog como uma reunião das coisas que gosto e que acho que valem a pena ser compartilhadas. Espero que vocês gostem!

__________

Aqui uma entrevista que dei para Jean de Oliveira, do canal Violino Didático no Youtube, onde conto minha história com mais detalhes.




2 comentários:

  1. bravo,vc tem alguma dica, video sobre sautille, spiccato?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Sam! Dicas tem muitas, mas depende de como você está fazendo no momento. Eu sempre tento fazer o arco pular sozinho, fazendo o mínimo esforço possível. Geralmente consigo usando pouco arco, longe do espelho, verificando o ponto do arco que me dá o som que quero, deixando o arco pular, ao invés de fazê-lo pular.
      Na postagem "4 Americanos em São Paulo: uma semana e tanto!" Tem a dica-mãe de como estudar o spiccatto simples. Aqui o link:
      http://papodeviolinista.blogspot.com.br/2017/09/4-americanos-em-sao-paulo-uma-semana-e.html

      Eliminar